quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

KRIZE - santa helena ( extinta )


Kryze!

Esse era o nome da primeira (ou uma das primeiras) banda de rock que surgiu aqui na nossa micro-região, mais precisamente na cidade de Santa Helena, em janeiro de 1987. O nome Kryze era uma alusão a palavra “crise”, pois o país vivia uma das maiores com uma inflação de 82% ao mês.

A trajetória da banda Kryze foi curta, durou pouco mais de três anos, mas nem por isso deixou de ser importante no cenário regional. O Primeiro show foi no antigo Cine Remonti em Santa Helena

Naquele período estavam acontecendo vários festivais de rock na região, onde que a Kryze teve a oportunidade de participar, com destaque para um festival realizado em 1988, no estádio Pedro Basso em Foz do Iguaçu, que contou com a presença de mais de trinta bandas de todo o Estado, e que teve como atração principal à banda carioca Dorsal Atlântica.

Outro importante evento que merece destaque foi o festival “Rock in Iguazu”, realizado em Puerto Iguazu, na Argentina, onde estiverem presentes importantes bandas do rock argentino, sendo que a única banda brasileira presente no evento foi a Kryze, graças a Itaipu FM de Foz do Iguaçu que rodava as musicas da banda em sua programação.

A Krize gravou sua primeira fita demo com quatro músicas próprias no estúdio “B” da Rádio Grande Lago, sob a produção do Genaro Prates, que acabou enviando para o Itaipu Fm, que colocou o material no ar e acabaram sendo convidados a participar no “Rock in Iguazu”, com direito a hospedagem no hotel “EL Libertador” com todas as regalias possíveis, com muito scotch, bourbon e quilmes.

Outro festival importante que a Krize participou foi no “III Oeste Rock Show”, em Santa Helena, última edição desse que foi o maior festival de rock do interior do Paraná. Naquela noite além da Kryze se apresentaram bandas de Cascavel e Foz do Iguaçu, tendo como atração principal os Garotos da Rua, uma das grandes bandas do rock gaúcho.

O primeiro programa de televisão que a Krize participou foi o “Vitrine” da TV Tarobá , ao vivo da praça do Migrante em Cascavel. Também foi transmitido ao vivo pela Difusora FM, um show da Kryze durante uma campanha de prevenção de acidentes de trânsito, realizada pelo Rotary no centro de Mal. Cândido Rondon.

Shows foram muitos em diversas cidades da região oeste e sudoeste. A primeira gravação em um estúdio profissional foi realizada em Maringá, em 1989, foram três músicas gravadas, que tiveram uma boa execução nas rádios da região. Um dos últimos shows realizados pela Kryze foi em Maringá, na abertura de um campeonato estadual de vôlei de areia.


Como toda banda de rock chega ao fim um dia, em fevereiro de 1990 a Krize encerrou suas atividades com a seguinte formação: Carlos Basso (guitarra/voz), Airton Alba (guitarra/voz), Roni Alba (baixo elétrico) e Henry Mertz (bateria). Voltou a se reunir com sua formação original para duas apresentações, uma no dia 12 de outubro de 1995, e a outra em maio de 1999, abrindo o show do Ultraje a Rigor em Santa Helena.










ULTIMO SHOW DA BANDA EM MARINGÁ




REUNIÃO PARA UM ÚNICO SHOW EM OUTUBRO DE 1995

3 comentários:

marcio bugs disse...

gostaria muito de ver uma reapresentação da banda krize só para relembrar os velhos tempos hehhhheeheh
valew

Anônimo disse...

essa banda foi um trovão. intenso e rapido e tambem asustador pra epoca

Suian Maíne Alba disse...

Orgulho do meu pai, haha