terça-feira, 16 de dezembro de 2008

BANDA " CONTESTADO " (cascavel) extinta





Contestado surgiu por volta de 2002 em Cascavel com Regis (guitarra e vocal), Gian (guitarra e vocal), Daiane (bateria) e Rodrigo (baixo), formação que permaneceu até 2005. A banda fazia um punk hc acessível e ao mesmo tempo agressivo, com influências oitentistas. O som lembra a primeira fase do Inocentes, também Replicantes, Ramones e a tosqueira do GBH. Porém tinha um formato novo pro punk hc tradicional, com vocais divididos, gritados, uma cozinha pesada, guitarras rasgadas e aceleradas.

Letras questionadoras e cotidianas - os integrantes moravam juntos numa república - fizeram o Contestado viver o que cantava. Daí shows surgiram em Cascavel e região. Porém a exposição de um som autêntico muitas vezes assusta quem não está preparado e, infelizmente, foi isso que aconteceu. Há quem siga a idéia de fazer o punk acontecer e há quem siga a idéia de propagar o punk que já foi feito, no caso do Contestado a primeira opção.

Um marco na história dessa banda foi o show no antigo DNA, Cascavel, num festival de punk rock que contava com bandas cascavelenses e de Foz do Iguaçu. Talvez o extremo do punk fora exposto naquela noite, quando a banda, visivelmente num estado alterado, deu ouvidos a um espectador que não concordava com o teor da apresentação.

Troca de “agrados” verbais iniciou-se entre a banda e o ouvinte, esse que subiu ao palco pra falar ao microfone, porém a porrada rolou, sendo que o “invasor” foi tirado a pancadas de cima do palco. Após a briga, a banda volta a tocar, com os integrantes visivelmente descontrolados, um com a mão sangrando, outro com o pé torcido. Depois disso virou barulho, agressividade e, por que não dizer, um show punk.

Contestado tem registro num cd caseiro gravado um dia antes dessa briga toda, são oito músicas tocadas ao vivo. A última apresentação da banda foi em Marechal Cândido Rondon, na primeira edição do Garagem 95. Apesar de ser bem aceita por onde passou, a banda acabou no final do 2005, sempre com a mesma formação: Regis (voz e guita), Gian (Voz e guita), Rodrigo (baixo) e Daiane (batera).






Nenhum comentário: